Novembro Azul
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata.
O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
Alimentos protetores:
Tomate: contém o carotenoide licopeno, que protégé do câncer de prostata.
Melancia: contém o caroteino licopeno;
Brócolis: as verduras crucíferas têm uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das células.
Linhaça: atuam no controle da dosagem da testosterona .
Goiaba vermelha: contém o carotenoide licopeno, que protege contra o câncer.
Cenoura: contém o carotenoide licopeno.
Repolho: as verduras crucíferas contêm uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das células.
Soja: atua no controle da dosagem da testosterone;
Mamão papaia: contém o carotenoide licopeno
Couve-flor: outra crucífera (age nos danos das células)
Romã: Essa fruta, sobretudo o suco de romã, tem demonstrado ser eficaz na prevenção do câncer de prostata.
Chá verde: onde o chá verde é amplamente consumido, mostra que há menor incidência de câncer de próstata na população masculina. Pesquisadores acreditam que o alto conteúdo de antioxidantes e polifenois ajuda a combater o aparecimento da doença.
Salmão: rico em ômega-3 que ajuda o corpo a lutar contra inflamações e mantêm a saúde do sistema imune. Outras importantes fontes de ômega-3 são sardinhas, atum e grãos.
Leguminosas: soja, feijão, amendoim e lentilhas são ricos em fitoestrógenos, como a isoflavona.
Evite consumir em excesso:
Carne vermelha;
Açúcar refinado e refrigerantes;
Álcool;
Fast food e alimentos ricos em gordura, sobretudo gorduras trans;
Alimentos industrializados e enlatados;
Alimentos embutidos, como salsicha, salame, linguiça, etc.