Alimentos diminuem a inflamação

Conheça os principais alimentos que podem ajudar a reduzir a inflamação alimentar.

Vegetais de folhas verde-escura

Aposte em brócolis, espinafre e couves, que são ricos em vitaminas A e C e antioxidantes como sulforafanos, capazes de reduzir a inflamação e o estresse oxidativo das células.

Frutas vermelhas

Coma mais cereja, morango, framboesa, amora, semente de romã, melancia e goiaba, que são ricas em antocianinas.

Frutas cítricas

Adicione acerola, abacaxi, laranja, limão e mexerica, que possuem vitaminas B e C e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, além de flavonoides e carotenoides.

Peixes ricos em ômega 3: como é o caso de salmão, sardinha, atum e arenque. O ômega 3 é uma gordura “do bem”, que é convertida em substâncias anti-inflamatórias.

Azeite de oliva extravirgem

É considerado como uma das gorduras mais saudáveis por suas propriedades anti-inflamatórias. Possui também polifenóis na sua composição, que age como um antioxidante.

Abacate

Possui vários nutrientes anti-inflamatórios como carotenoides, tocoferóis, vitaminas A, C e E. É rico em beta-sitosterol, um potente anti-inflamatório que reduz os níveis de colesterol “ruim” e triglicerídeos e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Chá verde

Possui polifenóis, principalmente a epigalocatequina, com ação benéfica, reduzindo a produção de substâncias inflamatórias.

Pimenta e pimentões

Ricos em vitamina C, quercetina, capsaicina, com ação antioxidante e efeito anti-inflamatório.

Açafrão

Possui curcumina, com forte efeito anti-inflamatório.

Por fim, a melhor forma de equilibrar a alimentação e ter uma dieta saudável é sempre optar por alimentos naturais, com menos gorduras, dando preferência a carnes magras, além do peixe. Sempre que possível consuma frutas nos lanches intermediários e alimentos integrais.